Algumas coisas aconteceram durante o final de semana, e como ando meio sem tempo pra sentar na frente do computador e postar tudo de uma vez, vou postar aos picados.
Meu motor tava fazendo um barulho de coisa batendo, vindo do alternador.
Como a correia estava bem frouxa, achei que fosse ela e troquei.
Não deu muito e o barulho foi aumentando, até que se transformou em um ronco, que já denunciava: Rolamento do alternador tinha ido pro espaço!
Sabadão, desmontei a cara dele pra verificar.

Mas estava aparentemente OK, então tive que arrancar tudo, pois havia muita chance de ser o rolamento traseiro. 

Pra soltar a turbina de refrigeração da capela tive que comprar um soquete 36mm e um adaptador

Alternador na bancada, sem a parte traseira, onde fica alojado o rolamento que estava com defeito:

Rolamento Antigo (Azul) e o Novo (Preto):
 

Levei o rolamento no lugar com um martelando de borracha:

Traseira montada:

Turbina no lugar:

Soltando o dianteiro:

Nessa hora complicou. O cara da loja de auto-peças me vendeu dois rolamentos traseiros, que são menores. Tive que ir às pressas comprar um que servisse.

Depois de comprar, montei tudo, e pronto!

Motor rodando novamente, e sem barulhos!

Fica a dica pra quem for trocar os rolamentos.

Alternador Cinap/ Bosch:
Rolamento Dianteiro Código: 6203-Z-PLB
Rolamento Traseiro Código: 6202-RSC3

No próximo post vou contar o que aconteceu no Domingo!

Abraços!


3 Comentários Assine o Feed de Comentários


  1. Anônimo

    blz, to adaptando um alternador em meu fusca, da mesma marca que esse seu ai, mais tenho duvida em respeito as latas da ventuinha, reparei que nas fotos suas as latas são as mesmas do gerador, isso? se puder me ajudar na duvida agradeço. rafabuoso@hotmail.com

    29 de setembro de 2011 às 11:14


  2. motor motos

    cara vou precisar realizar o msm serviço e gostaria de saber com vc retirou os rolamentos usou saca polias? ou foi na marretada msm?

    31 de julho de 2012 às 20:30


  3. jorge rego barros

    Boa tarde! tenho um Bggy giants com motor 1600, estou com o rolamento do alternador bosh fazendo muito barulho, entendo um pouco de mecânica gosto de meter a mão na graxa e fazer eu mesmo, mas na parte elétrica não manjo quase nada, tenho duas dúvidas: 1 - como faço para soltar a parte de traz do alternador onde fica o rolamento, 2 - como tirar o rolamento dianteiro do eixo e o traseiro da tampa, se puder me ajudar fico grato! Jorge - jorgesrb@hotmail.com

    26 de março de 2014 às 16:58