Dando continuidade ao post anterior, após terminar de montar o alternador, saí pra testar se estava tudo OK, e depois parei na casa do Lauro, onde a galera se reúne nos Sábados à tarde:
Já no dia seguinte, Domingo à tarde, fui até o Casqueiro, onde o Júlio, da Puma Prata me ajudou e trocamos o Fluido de freio do Fusca:
O Fluido de Freio deve ser trocado idealmente a cada dois anos no máximo, pois tem como característica ser um óleo higroscópico (que absorve a umidade do ar).
Como a água tem ponto de ebulição (fervura) a 120ºC e o fluído no mínimo a mais de 200ºC (dependendo da classificação DOT, conforme tabela abaixo), a água absorvida pelo fluido, com o tempo, reduz seu ponto de ebulição, fazendo com que ele possa "ferver" mais facilmente quando intensamente utilizado. Quando o fluido ferve, torna-se gás e ocasiona a perda do freio do veículo, uma vez que o freio é um sistema hidráulico, e gases não tem característica hidráulica (são compressíveis).
Abaixo, os pontos de ebulição dos Fluídos de Freio de acordo a classificação DOT:
Vale lembrar que os fluidos 5 e 5.1 não se misturam com os fluidos 3 e 4. Para utilizá-los deve-se fazer uma "limpeza" no sistema com um frasco do próprio fluido novo.
Entretando, no Fusca não é recomendável utilizar fluídos DOT 4 ou 5, pois os mesmos têm ação corrosiva sobre a tubulação original, de ferro.
O procedimento para a troca do fluído é relativamente simples, embora um tanto demorado e trabalhoso:
Proteja a lataria do carro com um pano, pois o fluido é altamente corrosivo, e arranca a pintura.
Primeiro retira-se o tanque e drena-se o fluido do reservatório para um recipiente soltando a(s) mangueira(s) no cilindro mestre. O mais fácil é utilizar uma garrafa pet com uma mangueira presa ao bocal da garrafa com bastante fita isolante. Do reservatório pro cilindro mestre haverá uma ou duas mangueiras, dependendo se seu freio tem circuito simples ou duplo.
Depois, conecta-se a(s) mangueiras ao cilindro mestre e levanta-se o carro pela roda traseira direita ou pelo meio da traseira (chifrão do câmbio) se possível.
Em cada tambor ou pinça de freio, nos mais modernos, há um parafuso sangrador facilmente identificável. Ele tem um bico na ponta para encaixar a mangueira.
Com uma chave 8, dê um traquinho nele, somente o suficiente para que ele se afrouxe, sem que saia fluido, e fique fácil de soltar na hora certa.
Aquí entra em ação o ajudante. Entre debaixo do carro e coloque a chave no sangrador preparando-se pra soltar. Peça pro ajudante pisar no pedal de freio e só então abra o sangrador, que deve estar conectado a uma mangueira que levará o fluido até a garrafa.
O fluido deverá escorrer pela mangueira. Se houver bolhas de ar no sistema elas sairão junto, e você poderá observá-las (por isto a mangueira deve ser transparente).
Conforme o fluido for perdendo pressão na mangueira, feche o sangrador antes que ele pare de escorrer (e consequentemente antes que o pedal de freio dê fim de curso, encostando na parede corta-fogo). Só então avise para seu ajudante soltar o pedal. Repita o procedimento até que o fluido novo (mais claro) saia pela mangueira, sem sair junto bolhas de ar.
Em resumo, as regras são:
- Somente abrir o sangrador com o pedal pressionado
- Somente soltar o pedal com o sangrador fechado
- Fechar o sangrador antes que o pedal chegue ao fim de curso
- Realizar o sangramento da roda mais distante para a roda mais próxima do cilindro mestre, sendo a ordem:
Traseira Direita -> Traseira Esquerda -> Dianteira Direita -> Dianteira Esquerda
Tivemos que botar a puma na rua e ir buscar mais fluido.
Motivo? Desperdiçamos um pouco de fluido pois não parava de sair bolhas de ar nas rodas dianteiras. Só descobrimos o que fazer quando ligamos pro Bambi, do Fusca Preto, que mandou a dica:
Em freios de circuito duplo não se deve pisar no pedal até o final durante o processo de sangramento das rodas dianteiras. Deve-se pisar só um pouco, o suficiente para o fluido sair pelo sangrador, e repetir isto várias vezes. Este processo é mais chato e demorado.
Depois de tudo isso, e algumas horas de trabalho, deu tudo certo, e o freio ficou bala novamente!
Espero que tenham gostado das dicas!
Pra quem quiser fazer, agora ficou fácil.
Tudo mamão com açúcar, de mão beijada!
No próximo post comentarei o que aconteceu no dia seguinte, Segunda-Feira.
Um abraço a todos!
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