Após fazer a última postagem, dei um tempo e desci pra mexer nos freios do Ant...
Há um tempo eles tinham superaquecido em uma viagem e após isso, perderam a eficiência.. Já estava usando mais câmbio do que freio pra segurar o carro, isso começou a ficar perigoso.. rsrs
Imaginei que estivessem vitrificados, e resolvi desmontar para ver...
Sinais de vitrificação do lado direito (são os riscos longitudinais na lona). Parece pouco, mas o freio tava fraaaaco..
Após limpar, lixar e limpar novamente... Detalhe pra sujeira no chão..
Campana lixada... Paredes brilhando.. Parecem riscos profundos na foto, pois foi tirada com celular, mas é apenas o brilho do sentido de lixamento.
Fazendo o lado esquerdo.. Daí pra frente as fotos não prestaram, pois foi escurecendo..
Depois saí pra testar, o freio ficou o cão! Até trava se pisar com força, dependendo do pavimento.
Pra quem quiser fazer em casa, o processo para dar esse "passe caseiro" no freio é bem simples.. Primeiro limpa-se a lona e a campana com um pincel pra tirar o pó do desgaste da lona evitando que ele diminua a eficiência do lixamento. Depois, com uma lixa média-grossa, lixa-se as lonas e a campana (utilizei uma lixa 220 pois era a mais grossa que eu tinha aqui. O ideal é usar uma lixa mais grossa.. Algo entre de 80 e 110. Atenção, não usar lixas mais grossas que 60, para não riscar o tambor ou as lonas, diminuindo a eficiência de frenagem.
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